top of page

Diretor do Silemg comenta cenário de queda nos preços do leite em entrevista

Atualizado: 21 de jul.

O diretor do Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (SILEMG), Eduardo Nascimento, participou do programa Meio-dia em Pauta, da Rede 98 News, para comentar a queda nos preços do leite. Segundo ele, o principal fator que rege o mercado continua sendo a Lei da Oferta e da Procura.


Eduardo destacou que o Brasil está no nono trimestre consecutivo de aumento da produção em relação aos mesmos períodos dos anos anteriores, resultado de um ciclo iniciado durante a pandemia, quando os altos custos desestimularam o produtor, diminuindo a oferta e, posteriormente, elevando os preços. Agora, com a produção nacional estimativa, os preços voltaram a cair.


Minas Gerais se destaca nesse cenário com um crescimento de 7,5% na produção, frente aos 2% a 3% da média nacional, consolidando-se como o maior estado produtor do país. Além disso, o aumento das importações de leite de países vizinhos, como Argentina e Uruguai, também impacta negativamente o mercado interno.


Do lado da demanda, a inflação e o poder aquisitivo limitado têm freado o consumo, dificultando a retomada de preços.


O diretor do Silemg também ressaltou a importância de reuniões técnicas e ações de leitura de mercado para um melhor preparo do setor quanto à oferta e demanda. Ele chamou, a atenção para os desafios enfrentados pela cadeia produtiva, como a oscilação no fornecimento de energia elétrica, que tem causado prejuízos, inclusive com o descarte de leite por falhas em equipamentos de ordenha e resfriamento.


Eduardo concluiu defendendo a competitividade de Minas como cadeia produtiva, ressaltando a necessidade de avanços na redução de custos, melhoria logística, fornecimento de insumos e aumento da escala de produção.


Confira a entrevista na íntegra:


bottom of page