Marble Surface

CONHEÇA O

SILEMG

 

NOSSA HISTÓRIA

A hisória da modernização da indústria de laticínios se faz bem próxima à própria história do SILEMG. Por volta de 1935, algumas lideranças empresariais manifestavam sua preocupação com a organização do segmento que, à época, enfrentava dificuldades nas vendas de laticínios mineiros nas regiões norte e nordeste do país. Exigências sanitárias, fretes e problemas de transporte minavam a competitividade da nossa indústria.

       
Para superar as dificuldades de mercado e buscar melhores práticas, durante quase uma década, empresários do setor, esboçaram um modelo de organização que culminou na fundação da Associação dos Industriais de Laticínios e Produtos Derivados em 1944, que mais tarde daria origem ao Sindicato da Indústria de Laticínios Estado de Minas Gerais, o Silemg. De lá para cá, o Silemg foi se consolidando como uma referência entre os industriais do setor e também diante do mercado de laticínios e seus derivados.

A entidade acumula um histórico de conquistas e evolução, com a certeza de que muito ainda pode ser feito pelo desenvolvimento desse segmento.
Hoje, com um cenário totalmente repaginado, a produção leiteira de Minas Gerais já equivale a cerca de 25% do produzido em todo o país, conforme dados do IBGE. E, para chegar a essa realidade, o Silemg se consolidou como uma instituição ativa que busca constantemente melhoria nas condições de trabalho e aumento constante da qualidade na indústria mineira de laticínios.

QUEM  SOMOS

 

Com mais de 150 associados espalhados por todo o Estado, o Silemg, Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais, é uma instituição que trabalha com o objetivo de representar, valorizar e defender o setor de laticínios no âmbito institucional.

A busca pelo aumento da qualidade na indústria mineira de laticínios se faz essencial, tendo em vista o constante crescimento da produção leiteira no Brasil, que de 2000 a 2012, cresceu cerca de 63%, segundo estudos do IBGE. As pesquisas ainda mostram que Minas Gerais vem acompanhando esse crescimento nacional (conforme tabela abaixo), o que reflete a importância das atividades do Silemg, visando o crescimento contínuo do setor, com o objetivo de torná-lo mais produtivo e competitivo.

Nossa história é pautada pela busca ética do crescimento do setor, aberta à ampla participação dos empresários mineiros, contando sempre com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

 
latte Art
O QUE FAZEMOS

Com ações que visam o crescimento e a melhoria contínua do setor de laticínios em Minas Gerais, o Silemg realiza a gestão e a prestação de serviços em caráter institucional, valorizando os produtos e o mercado, tanto nacional quanto internacional.


Por meio de uma organização autossustentável, a instituição representa, com legitimidade, os interesses e as necessidades das empresas associadas. O Silemg luta pela valorização e preservação do padrão, identidade e qualidade dos produtos de seus associados junto aos órgãos responsáveis. Para acompanhar o ramo leiteiro das demais unidades da federação, o Sindicato interage com outras entidades afins em assuntos de interesse dos associados.


Preocupado ainda com as esferas social e ambiental, o Silemg volta parte das suas atividades para a sustentabilidade do negócio. São realizadas iniciativas que buscam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, além da realização de programas de desenvolvimento ambiental, gerencial, tecnológico e humano.

Acompanhe o SILEMG

  • Facebook Social Icon
  • Instagram

© Copyright 2020 SILEMG. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por RS Comunicação e Tecnologia