No dia 27 de julho deste ano, a Cooperativa de Laticínios Vale do Mucuri - COOLVAM comemorou 77 anos de atividades no setor lácteo, a cooperativa surgiu com o objetivo de encontrar uma forma mais rentável de aproveitar o leite produzido nas suas fazendas.
Para comemorar a data significativa, a empresa realizou duas missas nas suas sedes em Carlos Chagas e São Domingos do Prata, com transmissão para as demais unidades. Para o diretor-presidente, Welson Souto Oliveira, foi um momento importante para agradecer as conquistas e o marco histórico da empresa.
Conheça a história do laticínio
A história começa em 27 de julho de 1947 com Mamed David e Lourenço Westim, pecuaristas que viram a oportunidade de criar um laticínio. Eles não mediram esforços para realizar um ideal e buscaram mais produtores para formar uma sociedade que viabilizasse o escoamento da produção leiteira de suas propriedades.
Às margens do rio Mucuri, nasceu a Sociedade Cooperativa de Laticínios Vale do Mucuri Ltda, formada por 29 cooperados, onde instalaram sua sede construída de maneira simples com tijolos fabricados no local e acabamentos de madeira, sob as mãos do carpinteiro Ovídio. A produção começou com a manteiga Mucuri, enfrentando dificuldades devido à falta de estradas, energia e recursos. Entre as décadas de 60 e 70, iniciou-se a coleta de leite, e na década de 80, a cooperativa expandiu também para a produção de queijos, além da instalação de uma farmácia veterinária para facilitar o acesso dos produtores a insumos e produtos veterinários.
A marca Mucuri consolidou-se, atendendo a um amplo mercado consumidor nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro. Em 2003, a cooperativa incorporou a Cooperativa Regional Agropecuária de São Domingos do Prata - MG, ganhando sede industrial e loja veterinária em São Domingos do Prata. O ano de 2010 foi marcante com o início da fábrica de ração, que lançou a Ração Duprata Lactação 22 MS e outros produtos. A fábrica, em São Domingos do Prata, zela pela qualidade e segurança dos produtos, ajudando os produtores rurais a aumentar a produtividade e o faturamento.
Atualmente, sob a liderança do diretor-presidente Welson Souto Oliveira e 8 (oito) conselheiros administrativos, a Mucuri segue pautada no empreendedorismo e na ética cooperativista. A cooperativa também conta com um conselho fiscal ativo, garantindo uma boa gestão. Confira seu depoimento sobre este marco: “O Mucuri Laticínios começou com a produção de manteiga, mas na época por falta de energia e estradas precárias teve muitas dificuldades. Viu uma oportunidade de trabalhar com os queijos e outros produtos lácteos para honrar seus compromissos. E assim foi enfrentando o mercado. Hoje, estamos explorando um mercado também de cervejas artesanais que veio com força e expandindo cada vez mais os rodutos.[...] Agradeço ao Guilherme e ao Celso, pelas oportunidades que o Silemg proporciona.”
A excelência dos produtos e serviços rendeu à Mucuri vários prêmios nacionais e internacionais. A empresa possui forte participação nas comunidades onde atua. Com mais de 20 mil habitantes é significativa e responsável por 25% do PIB de Carlos Chagas, contribui para o desenvolvimento e realização de projetos em parceria com cooperativas e entidades locais.
Hoje, através das marcas Mucuri e Duprata, a cooperativa é possui 5 (cinco) estabelecimentos comerciais, dentre elas lojas veterinárias e empórios, e aproximadamente 250 funcionários, e atua em quase todo o Brasil com uma vasta gama de produtos, incluindo manteiga, queijo mussarela, queijo prato, queijo prato light, queijo parmesão, queijo minas, leite longa vida integral e desnatado, achocolatado, doce de leite, requeijão cremoso, ricota, entre outros.
Parabenizamos o Laticínios Mucuri pela dedicação de mais de 70 anos produzindo uma ampla linha de produtos de alta qualidade.
Confira a entrevista na íntegra sobre a história da empresa dada pelo diretor-presidente Welson Souto Oliveira:
Fonte: SILEMG