Queijo da Canastra é eleito o melhor do mundo por site norte-americano

Para o ranking, a página especializada selecionou os 50 melhores queijos de todo o planeta, dando o lugar de destaque para a iguaria mineira. O Queijo da Canastra é o melhor do mundo, e não são somente os mineiros que afirmam isso.


Queijo apareceu em primeiro lugar no site, espécie de guia culinário com

avaliação dos usuários — Foto: EMATER-MG/DIVULGAÇÃO


Por José Vítor Camilo


23/06/2022 - O Queijo da Canastra é o melhor do mundo, e não são somente os mineiros que afirmam isso. A iguaria ficou com o primeiro lugar na seleção dos 50 melhores queijos do planeta pelo site norte-americano Taste Atlas, especializado em culinária. O ranking foi divulgado na terça-feira (21) e vem sendo comemorado pelos produtores de Queijo Minas Artesanal da região.


O queijo mineiro, tradicional da região da serra da Canastra, no Centro-Oeste do Estado, desbancou queijos mundialmente famosos como Grana Padano, Gorgonzola Piccante e Pecorino Sardo. Maria Aparecida de Freitas e Jadir da Costa, proprietários da queijaria J&C, em São Roque de Minas, festejaram o título conquistado.


“Muito importante. Não só para a gente, mas pra todos os produtores. Isso vai agregar mais valor monetário e confirmar, ainda mais, a boa qualidade do nosso produto”, conclui Maria Aparecida. Ela e o marido produzem em média 25 a 28 queijos por dia, vendendo para empórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.



Guia de viagem

Gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocam), Higor Douglas de Freitas explica que o Testa Atlas é uma espécie de guia de viagem, semelhante ao famoso Guia Quatro Rodas.


"Ele recebe informações dos usuários e vai ranqueando. Se trata da avaliação de consumidores do queijo mineiro. A gente fica feliz. É uma conquista expressiva, pois reconhece cada vez mais a qualidade do nosso queijo e o trabalho dos produtores para entregar um bom produto aos consumidores”, pontuou.


A Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e abastecimento (Seapa), que dá assistência técnica a muitos produtores de queijos artesanais mineiros, também celebrou o resultado.


"O reconhecimento da qualidade dos queijos mineiros muito nos orgulha. Isso é resultado de um esforço conjunto de todo o sistema de Agricultura do Estado, que tem sua contribuição no desenvolvimento da cadeia produtiva do leite e do queijo, com qualidade e segurança para os consumidores”, afirma o diretor-presidente Otávio Maia.


Fonte: jornal O Tempo

1 visualização