top of page

Qual é a diferença entre o leite de garrafa, de saquinho e de caixinha?


O leite pasteurizado, que é o comumente encontrado em garrafas ou em sacos plásticos, precisa ser transportado e mantido sob refrigeração.


Publicado em setembro do ano passado, pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban), o consenso sobre o consumo de leite de vaca pelo ser humano destaca as propriedades nutricionais do alimento e esclarece as principais dúvidas sobre ele. O documento foi criado com base em evidências científicas robustas, atuais e é resultado da análise crítica de 114 estudos disponíveis sobre o tema.


A diferença entre esses três leites está relacionada à embalagem, mas também ao processamento utilizado para que eles sejam comercializados ao público final. “Atualmente, os leites passam por dois tipos de processamento: os pasteurizados normalmente são envasados em garrafas e saquinhos; e os UHT são os que encontramos nas caixinhas. Embora seja popularmente usada a expressão leite fresco para os pasteurizados, que ficam refrigerados antes de aberto, vale destacar que todos os tipos de leite são nutricionalmente equivalentes”, diz Sueli Longo, nutricionista e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.


O leite pasteurizado passa por um processo em que é aquecido a temperaturas entre 72° e 75° graus por 15 a 20 segundos e imediatamente depois, ocorre o resfriamento a 4°C. Posteriormente, é envasado automaticamente em circuito fechado e destinado a consumo humano direto. Esse processo elimina os microrganismos nocivos à saúde, mas ainda traz a necessidade de que o produto final seja mantido sob refrigeração e tenha uma validade aproximada de até sete dias.


O ­ leite UHT (ultra high temperature) é um leite que é submetido, durante dois a quatro segundos, a uma temperatura entre 130°C e 150°C, mediante um processo térmico de fluxo contínuo, imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32°C e envasado sob condições assépticas em embalagens estéreis e hermeticamente fechadas.

 

10/07/2024 16:30 - atualizado 13/07/2024 17:23

 

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page