top of page

Reunião de Mercado discute atualizações do cenário econômico com associados

Na manhã da terça-feira, 30 de julho, representantes do setor lácteo participaram de mais uma edição da Reunião de Mercado, promovida pelo SILEMG, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Queijos (ABIQ) e a Associação Brasileira de Lácteos Longa Vida (ABLV). O encontro teve como objetivo analisar o atual cenário econômico do país e seus possíveis reflexos sobre a cadeia de laticínios.


A reunião foi conduzida por Yago Sartori, diretor de Tecnologia e Inovação do SILEMG e gerente de captação da Alvoar Lácteos. Eduardo Nascimento, da empresa Leite Jussara e representante do SILEMG na Câmara Técnica do Conseleite-MG, apresentou dados sobre o panorama econômico global e nacional, com foco no mercado lácteo.


Entre os principais temas abordados, destaque para o chamado “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos, que aumentou significativamente as tarifas de importação sobre produtos brasileiros. O impacto indireto na economia e ambiente de negócios foram apontados como motivo de atenção.


Nilson Muniz também contribuiu com a pauta, destacando a recente polêmica envolvendo a empresa Not Milk. A marca lançou um comercial satirizando uma antiga campanha de leite dos anos 2000, sugerindo que o consumo de lácteos teria efeitos negativos à saúde. A ABLV, juntamente com outras entidades, protocolaram a ação judicial junto ao CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que determinou sua suspensão na TV. Nilson ressaltou a importância da união entre entidades para coibir campanhas enganosas e proteger o consumidor. (Clique aqui para acessar ao documento).


A reunião reafirmou a importância do diálogo constante entre os associados e do alinhamento estratégico entre entidades representativas para fortalecer e valorizar a indústria do leite e seus derivados diante de cenários desafiadores.


Confira abaixo a apresentação completa.



bottom of page