top of page

Importação de leite cresce e preços ao consumidor desaceleram

A importação brasileira de leite em agosto registrou alta de 63% em volume na comparação com julho. Foi o maior volume mensal do ano. Já as exportações atingiram a mínima do ano.



26/09/2022 - A importação brasileira de leite em agosto registrou alta de 63% em volume na comparação com julho. Foi o maior volume mensal do ano. Já as exportações atingiram a mínima do ano.


O preço do leite continuou a registrar significativo aumento no pagamento de agosto, 11,8%, refletindo, ainda, escassez do produto no mercado. O preço médio nacional pago ao produtor foi de R$ 3,57 por litro, um importante aumento de 51,3% no acumulado dos últimos 12 meses.



A relação de troca leite/mistura segue melhorando, pela alta do preço do leite. Foram necessários 29,7 litros de leite para aquisição de 60 kg de mistura, contra 38,6 litros observados em agosto/21, indicando que prosseguiu o estímulo ao aumento da oferta de leite.



No varejo, o preço da cesta de lácteos apresentou aumento mensal de apenas 0,4%, influenciado pela queda do UHT de 1,8%. Em 12 meses, no entanto, os preços dos lácteos subiram 39,2%, ficando bem acima da inflação oficial, o IPCA, que acumulou 8,7% em 12 meses.



Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeilte/Embrapa)

Comments


bottom of page