Conseleite/MG: valor de referência do leite a ser pago em junho apresenta estabilidade

A diretoria do Conseleite Minas Gerais reunida no dia 18 de Maio de 2022, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I e de acordo com metodologia definida pelo Conseleite Minas Gerais que considera os preços médios e o mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes, aprova e divulga.



25/05/2022 - A diretoria do Conseleite Minas Gerais reunida no dia 18 de Maio de 2022, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I e de acordo com metodologia definida pelo Conseleite Minas Gerais que considera os preços médios e o mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes, aprova e divulga:


  • Os valores de referência do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em Março a ser pago em Abril/2022.

  • Os valores de referência do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em Abril a ser pago em Maio/2022.

  • Os valores de referência do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em Abril a ser pago em Maio/2022.

  • Os valores de referência projetados do leite padrão maior e menor valor de referência para o produto entregue em Maio/2022 a ser pago em Junho/2022.

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se refere ao leite analisado que contém 3,30% de gordura, 3,10% de proteína, 400 mil células somáticas/ml, 100 mil ufc/ml de contagem bacteriana e produção individual diária de até 160 litros/dia. Os valores são posto propriedade incluindo 1,5% de Funrural.

Calcule o seu valor de referência

O Conseleite Minas Gerais gera mais valores do que apenas o do leite padrão, maior e menor valor de referência, a partir de uma escala de ágios e deságios por parâmetros de qualidade e ágio pelo volume de produção diário individual, apresentados na tabela.


Períodos de apuração

  • Mês de Março/2022: De 25/02/2022 a 31/03/2022

  • Mês de Abril/2022: De 01/04/2022 a 28/04/2022

  • Parcial de Maio/2022: De 29/04/2022 a 12/05/2022


Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade e o volume, o Conseleite Minas Gerais disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas, contagem bacteriana e pela produção individual diária. O simulador está disponível no site.


As informações são do Conseleite-MG.


Ainda não conhece nossa página de preços do leite e outros indicadores de mercado? Lá você encontra os indicadores mais importantes. Confira!


Conheça um pouco sobre o Conseleite:


O que é e quem participa do Conseleite?

O Conseleite é uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios, que reúne representantes de produtores rurais de leite do estado e de indústrias de laticínios que processam a matéria-prima (leite).


Qual o objetivo da associação?

Um dos objetivos é divulgar o valor de referência projetado para o leite que está sendo entregue no mês corrente, além do valor consolidado após o fechamento do mês.


Como é calculado o valor projetado?

Para calcular o valor projetado, usa-se como base a efetiva comercialização dos derivados lácteos durante às duas primeiras semanas do mês em curso.


Além dos preços médios de comercialização dos derivados pelos laticínios, o método de cálculo do preço de referência considera as seguintes variáveis: mix de comercialização dos derivados; rendimento industrial do leite na fabricação dos produtos e participação do custo da matéria-prima no custo total de produção dos derivados.


Fonte: MilkPoint

12 visualizações