Confira os preços do leite nos principais países e blocos do mundo

O Observatório da Cadeia Láctea Argentina (OCLA) fez um levantamento dos preços do leite nos principais países e blocos do mundo. Confira o preço do leite ao produtor em dólares por litro em cada país. As moedas dos países citados na primeira coluna da tabela 1 foram convertidas em dólar (valores citados na segunda e terceira coluna), assim como foi indicada também a variação do valor recebido entre os meses de junho de 2020 e junho de 2021.



11/08/2021 - O Observatório da Cadeia Láctea Argentina (OCLA) fez um levantamento dos preços do leite nos principais países e blocos do mundo. Confira o preço do leite ao produtor em dólares por litro em cada país.


Gráfico 1 - Preço do leite ao produtor em dólares por litro em cada país


As moedas dos países citados na primeira coluna da tabela 1 foram convertidas em dólar (valores citados na segunda e terceira coluna), assim como foi indicada também a variação do valor recebido entre os meses de junho de 2020 e junho de 2021.


Tabela 1 - Países e variação dos preços em dólar


Gráfico 2 - Preços do leite ao produtor em dólares por litro corrigido somente para teor sólidos (gordura + proteína) e não para o câmbio real bilateral.


Observações: os preços do gráfico acima foram corrigidos apenas para os sólidos (gordura e proteína) e não para os demais componentes que compõem a qualidade higiênica e sanitária, nem para o câmbio real bilateral com cada um desses países/blocos.


Gráfico 3 - Preço do Leite ao Produtor em dólares por litro, corrigido pelo teor de sólidos (gordura + proteína) e pela Taxa de Câmbio Bilateral Real (BCRA):


Neste último gráfico, são apresentados os preços do segundo gráfico (corrigidos para sólidos úteis) e ajustados pelo Índice de Taxa de Câmbio Real Bilateral que a Argentina tem com cada um desses países/bloco.


ÍNDICE DE TAXA DE CÂMBIO REAL MULTILATERAL (ITCRM) E BILATERAIS

Este índice mede o preço relativo de bens e serviços na economia argentina em relação aos 12 principais parceiros comerciais do país, com base no fluxo de comércio de manufaturas.


É obtido a partir da média ponderada das taxas de câmbio reais bilaterais dos principais parceiros comerciais do país. É considerada a evolução dos preços dos bens de consumo representativos dos parceiros comerciais expressos em moeda local em relação ao valor do bem de consumo local, constituindo uma das medidas amplas de competitividade (tipo de preço).


O ITCRM é preparado e publicado diariamente, a partir das cotações da moeda às 15h00 e contempla um mecanismo de tornar as estimativas diárias e de replicação dos dados mais recentes dos índices de preços representativos para informações ainda não conhecidas.


VISÃO GERAL DO PREÇO MUNDIAL DO LEITE


As informações são do OCLA, traduzidas pela Equipe MilkPoint.


Fonte: MilkPoint

9 visualizações