Inovação no setor lácteo transforma soro de leite em bebida funcional e sustentável
- 30 de abr.
- 1 min de leitura
Uma nova frente de inovação na cadeia láctea brasileira reforça o potencial do soro de leite como matéria-prima de alto valor agregado. Pesquisas conduzidas pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, avançam no desenvolvimento de uma bebida carbonatada à base de soro, com foco em nutrição, sustentabilidade e viabilidade industrial.
Conhecido como “Refrigerante do Bem”, o projeto busca transformar um subproduto da indústria de laticínios, em uma alternativa inovadora no mercado de bebidas. A proposta inclui diferentes abordagens tecnológicas, como processos de fermentação ou acidificação, além da possibilidade de enriquecimento com proteínas, vitaminas e minerais.
Além de seu potencial nutricional, a iniciativa se destaca pelo impacto ambiental positivo. O aproveitamento do soro contribui diretamente para a redução de resíduos e para uma produção mais eficiente, alinhada às demandas atuais por sustentabilidade na indústria de alimentos.
Na próxima etapa, a bebida será produzida em ambiente de escala industrial na fábrica-escola da EPAMIG ILCT, permitindo validar sua aplicação prática. Durante esse processo, serão conduzidas análises físicas, químicas e microbiológicas, fundamentais para determinar a vida de prateleira e o desempenho do produto ao longo do armazenamento.
A expectativa é que, após a consolidação dos estudos, prevista para os próximos anos, a tecnologia possa ser transferida para a indústria, abrindo novas oportunidades para laticínios interessados em diversificação de portfólio e inovação.
O projeto conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e gestão da Fundação Arthur Bernardes, reforçando a integração entre pesquisa, desenvolvimento e aplicação prática no setor.
Fonte: EPAMIG / ILCTMatéria disponível na integra em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/bebida-inovadora-a-base-de-soro-do-leite-passa-por-etapas-de-validacao

Fase de testes (Crédito: Marcelo Ribeiro / Epamig)



