Iniciativa envolveu mais de 20 mil alunos de 461 escolas, promovendo aprendizado sobre o valor nutricional e cultural do leite e derivados
No dia 31/10, durante a parte da manhã do evento Assembleia Geral e Encontro Minas — A Casa do Leite, o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Minas Gerais (SILEMG), em parceria com a Tetra Pak, realizou a cerimônia de premiação aos vencedores do Concurso de Desenho e Redação de 2024. Voltado para alunos do ensino fundamental e médio, o concurso incentivou professores, alunos e pais a explorarem o valor nutricional do leite, desmistificar mitos e pseudociências, e conhecer a relevância econômica, social e cultural do setor, não apenas em Minas Gerais, mas em todo o Brasil.
Com a participação de 461 escolas e mais de 20 mil alunos, o concurso promoveu uma jornada de descobertas sobre a cadeia produtiva do leite. O presidente do SILEMG, Guilherme Abrantes, destacou a importância do concurso de redação e a responsabilidade da indústria de laticínios em fortalecer sua relação com a sociedade. “O concurso de redação é ímpar. O SILEMG não pode pensar só em defender a indústria, a gente precisa mostrar para a sociedade a relevância do nosso produto, do leite e seus derivados, o que ele agrega às famílias, o que eles representam. Estamos sempre tentando conectar o consumidor com a nossa indústria, mostrar qual é a nossa responsabilidade. Queremos ter a família próxima de nós, entendendo esse papel da indústria,” afirmou Abrantes.
Na categoria Desenho, que teve como tema “Leite e Lácteos ao Redor do Mundo”, a aluna Elisa Emanuele Teófilo, da Escola Municipal Frei Eustáquio, em Coqueiral, foi premiada com R$ 1.000, um notebook, uma bolsa térmica com produtos lácteos, além de medalha e certificado. Sua professora, Cláudia Leopoldo de Oliveira Fonseca, também foi homenageada e premiada.
Elisa Emanuele Teófilo, vencedora na categoria Desenho, contou sobre sua motivação. “Meu desenho foi inspirado pelos meus professores, pela minha família e pelos meus amigos. Eu também quis representar os derivados do leite, os transportes e tudo o que envolve o leite,” relatou.
Na categoria Redação, Maria Fernanda Vasconcelos Silva compartilhou a ideia por trás de seu texto. “Na minha redação, falei sobre como a comida está ligada à memória. Lembrei quando minha avó me dava uma balinha de caramelo todo dia e, depois, meu pai me dava leite quente antes de dormir. Comida, para mim, é algo que desperta sensações, memórias afetivas,” explicou. Ela também mencionou seus planos para o prêmio: “Vou usar o computador para estudar, pois estou indo para o ensino médio”, concluiu.
Estela Fernandes Gonçalves, também premiada na categoria Redação, falou sobre a inspiração para seu texto. “Para escrever minha redação, pensei em como o leite e o descarte das embalagens fazem parte do nosso dia a dia, até nas relações que a gente tem, para quem a gente prepara o leite. Contei um pouco da minha história com a minha avó,” relatou Estela. Com o prêmio, ela planeja investir em seus estudos e tirar a carteira de motorista: “Vou usar o prêmio para estudar na faculdade, e com o dinheiro quero tirar a carteira de motorista.”
Na categoria Redação, duas alunas foram reconhecidas: Maria Fernanda Vasconcelos Silva, do SESI Coronel Jovelino Rabelo, em Divinópolis, e Estela Fernandes Gonçalves, do SESI Hamleto Magnavacca, em Belo Horizonte, que exploraram os temas “Leite e Lácteos — Sabor e Saúde” e “Sustentabilidade – Reciclagem e Descarte Correto de Embalagens”. Ambas receberam o prêmio de R$1.000, um notebook, uma bolsa térmica com produtos lácteos, além de medalha e certificado.
ASSISTA A GRAVAÇÃO DA TRANSMISSÃO AQUI: https://www.youtube.com/watch?v=7LIMQM1a8a8
Guilherme Abrantes também comentou sobre a assembleia anual realizada pelo sindicato, um momento para os associados discutirem as tendências do setor. “O SILEMG promove todos os anos a assembleia com a presença dos nossos associados. A preocupação de todos é a mesma: entender as tendências futuras. Temos um mercado muito volátil, então é o momento de todos se reunirem para discutir o que vai acontecer no mercado. Encerraremos o dia com uma mesa dos ‘top 10’ do mercado, pessoas que conhecem profundamente o nosso setor. É um dia muito legal, que termina com confraternização”, finalizou o presidente do SILEMG.
Fonte: FIEMG (https://www.fiemg.com.br/noticias/concurso-do-silemg-premia-estudantes-e-destaca-importância-do-leite-para-minas/)
Fotos: Foto: Sebastião Jacinto Júnior